RANGEL, Luiz Alfredo de Souza
Secretário Geral de Finanças

Filho de Alfredo Américo de Souza Rangel e Maria Cecília Rosa de Souza Rangel, Luiz Alfredo de Souza Rangel nasceu no dia 23 de setembro e foi casado com Célia Vieira Ferreira. Formou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro no fim da década de 1920.

Iniciou sua carreira como servidor público como engenheiro da prefeitura, integrando uma subdiretoria da Diretoria Geral de Engenharia. Cinco anos depois, integrou o Conselho Diretor da Sociedade de Engenheiros do Distrito Federal, além de assumir os postos de Engenheiro Chefe da Secretaria Geral de Viação, Trabalhos e Obras Públicas e de subdiretor de Renda Imobiliária.

Diretor do Departamento dos Serviços Gerais e da Firma Rangel Engenharia, comandou o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários duas vezes, em 1948 e 1950. Em setembro de 1952, assumiu pela primeira vez a Secretaria Geral de Finanças, permanecendo no cargo somente até dezembro do mesmo ano; a segunda nomeação ocorreu em 1954, em meio a uma séria crise financeira no município e a protestos contra a demissão de diversos funcionários. Manteve-se como Secretário até dezembro de 1955, ano em que viajou aos Estados Unidos com objetivo de apressar a vinda de materiais comprados para a obra da adutora do rio Guandu. Depois de retornar ao Brasil e deixar o posto de Secretário, foi colocado à disposição da Superintendência de Urbanização e Saneamento (SURSAN).

A partir da década de 1960, aumentou seu envolvimento com a iniciativa privada, sendo nomeado ao conselho fiscal de algumas empresas. Também se tornou presidente da Associação Nacional das Máquinas, Veículos, Acessórios e Peças (ANMVAP) e diretor da Companhia Mercúrio de Participações e Empreendimentos.

Faleceu em setembro de 1985.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave