PIERO, Fioravanti Di
Secretário Geral de Educação e Cultura

Fioravanti Alonso de Piero nasceu no dia 13 de maio de 1904, em Itatinga (SP), e foi casado com Nair Leite de Piero, com quem teve dois filhos. Formou-se em medicina pela Faculdade da Praia Vermelha em 1929; apenas três anos após completar a graduação, seu estudo “Da pressão venosa em semiologia” foi premiado pela Academia Nacional de Medicina.

Integrou a Sociedade de Medicina e Cirurgia ainda nos primeiros anos da década de 1930, quando se tornou professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1936, criou com Luthero Sarmanho Vargas o Plano de Assistência e Previdência para a Caixa de Aposentadoria e Pensões dos operários estivadores, assumindo a diretoria dos Serviços Médicos deste mesmo órgão. Em 1944, foi nomeado tesoureiro do instituto de Direito, Medicina e Seguros Sociais, que acabara de ser fundado.

Designado Secretário Geral de Educação e Cultura pelo prefeito Hidelbrando de Araújo Góis em 1946, promoveu o primeiro congresso brasileiro de Rádio, no qual foi debatida a importância da mídia no cenário nacional. Também fomentou o cinema educativo, apostando na capacidade da mídia de sintetizar educação e lazer. Além disso, buscou melhorar as condições de trabalho dos professores, apresentando ao prefeito Hidelbrando de Góis um plano de estruturação para os docentes do ensino supletivo.

No início da década de 1950, publicou o livro No Mundo dos Fantoches descrito pelo jornal Diário de Notícias como “uma série de ‘flagrantes psicológicos’, breves estudos de natureza clínica e sociológica sobres os indivíduos, certos fenômenos e até objetos”. Pouco depois, participou da delegação do Brasil na III Conferência Inter-Americana de Seguridade Social e presidiu a comissão que tentou unificar os serviços médicos dos Institutos e das Caixas de Aposentadoria e Pensões. Em 1956, tomou posse na Academia Nacional de Medicina e, três anos depois, participou de uma comissão de inquérito encarregada de investigar irregularidades que teriam ocorrido no Serviço Médico-Odontológico.

Consultor técnico do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, foi designado Secretário-Geral da Academia Nacional de Medicina em 1963. No ano seguinte, participou da encampação do Hospital Gaffree-Guinle e de sua incorporação à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da qual era diretor desde 1958.

Na década de 1970, ajudou a criar a Faculdade de Medicina de Vassouras e a Faculdade de Ciências Médicas de Nova Iguaçú.

Faleceu em março de 2006.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave