PFALTZGRAFF, Paulo José
Inspetor de Limpeza Pública e Particular

Militar, Paulo José Pfaltzgraff foi Capitão de Batalhão de Infantaria, tendo alcançado a patente de Coronel por decreto de 21/04/1892. No ano de 1889, foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.

Foi secretário do Club de Corridas Prado Guarany e membro dos Conselhos Fiscais do Jockey Club do Rio de Janeiro e da Companhia de Transporte de Café e Mercadorias. Também dirigiu a empresa Pfaltzgraff, companhia responsável pelo serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro

Em março de 1892, assumiu o posto de Secretário Inspetor da Fábrica de Pólvora da Estrella, localizada no Município de Magé, Rio de Janeiro. Paulo Pfaltzgraff permaneceu no cargo até 15/08/1893, quando foi nomeado pelo prefeito Henrique Valadares (1893-1895) para o cargo de Inspetor de Limpeza Pública e Particular do Município do Rio de Janeiro. Exonerou-se do comando da repartição em 15/01/1895, já estando a Inspetoria incorporada à Diretoria Geral de Obras e Viação.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 04/05/1907, deixando viúva D. Balbina Germano de Mello Pfaltzgraff. Foi sepultado no cemitério São Francisco Xavier.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave