Imagem

PEREIRA, Carlos Alves
Chefe do Departamento de História e Documentação do Arquivo Geral do Distrito Federal

 

Carlos Alves Pereira nasceu em 25/04/1903. Ingressou na Prefeitura do então Distrito Federal em 1921, desempenhando a função de oficial-administrativo. Casou-se, em 1929, com Maria Martha Pereira, mãe de seu filho Antônio Carlos Alves Pereira, que veio a exercer o cargo de escriturário do DHD durante a década de 1960.

Já funcionário do Departamento de História e Documentação (DHD), foi nomeado por Angelo Mendes de Morais (1947-1951) para substituir Aureliano Restier Gonçalves na chefia da Seção de Arquivo Geral do Distrito Federal devido à sua aposentadoria, em 1948. O período de sua administração, encerrada em 1956, foi extremamente profícuo, uma vez que seu início coincide com a Circular nº 52 da Secretaria Geral de Educação e Cultura. Esta determinava a obrigatoriedade das diferentes repartições da municipalidade em fornecer, ao Arquivo Geral, documentos de interesse histórico concernentes à administração municipal que estivessem locados nestes órgãos. A circular marca uma virada do papel do Arquivo Geral no seio da prefeitura.

Durante sua gestão, voltou a ser editada a Revista do Arquivo do Distrito Federal, cuja publicação havia sido interrompida em 1897. Em fevereiro de 1949, foi estabelecida a iniciativa de encadernação dos documentos arquivísticos através da criação de um setor responsável pela tarefa. Ainda dentro da organização interna do órgão, foi inaugurada, em 1952, a sala de consultas, inicialmente aberta ao público de segunda à sexta entre 13h e 15h.

Sua administração marca, também, a adição de diferentes documentos para o acervo do arquivo, em especial o Códice e o conjunto iconográfico do Congresso Eucarístico Internacional de 1955, organizado pelo próprio Alves Pereira. Foram, igualmente, realizadas iniciativas de averiguação do acervo sediado no arquivo, culminando na catalogação de suas obras, em 1949, e na instauração do Livro do Tombo do Arquivo Geral do Distrito Federal, assim como da comissão responsável por elaborar a Memória Histórica da Documentação do Arquivo, ambas as medidas de 1951.

Alves Pereira foi ainda responsável por secretariar a Comissão de Histórico dos Logradouros Públicos e de Propriedade Imobiliária da Cidade, tendo sido nomeado para o cargo em Janeiro de 1949. No interior do Departamento de História e Documentação, tomou parte da Comissão de Anteprojeto do Regimento Interno do órgão, sendo, por esta razão, designado para responder pelo expediente do DHD, em 1952. Foi membro da Comissão das Comemorações do IV Centenário da Cidade do Rio.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave