PENA, Octávio Moreira
Diretor Geral de Obras e Viação

Nascido em 1887, Octávio Moreira Pena pertencia a família proeminente no cenário político mineiro e brasileiro. Era filho do Dr. Afonso Pena, sexto presidente do país, e irmão de Afonso Pena Júnior, que além de funções da municipalidade do Distrito Federal, atuou como deputado federal e ministro da justiça.

Engenheiro, Octávio Moreira Pena figura entre os representantes de maior relevo no campo da construção civil da história urbana da cidade do Rio de Janeiro. Desempenhando diversas funções na cidade, adentrou a municipalidade de forma mais direta em 1919, ao assumir o cargo de Diretor Geral de Obras e Viação, no qual permaneceu durante um ano.

Em 1921, ao lado do engenheiro Oscar de Almeida Gama e outros, deixou um de seus maiores legados ao Rio. Criada a Sociedade Anônima Empresa da Urca, deu-se finalmente início às obras de aterramento que delineariam o contorno do novo bairro. Não obstante apresentasse como objetivo primeiro a consecução dos contratos estabelecidos ainda em 1894 (Decreto nº 111), entre a administração pública e Domingos Fernandes Pinto para a construção de um cais que unisse a Praia da Saudade à Fortaleza de São João, tais obras inscrevem-se no bojo de um projeto mais amplo de valorização do território urbano carioca, instituído pelo prefeito Carlos Sampaio (1920-1922).

Neste sentido, verifica-se como parte do mesmo plano o alargamento de novas faixas de terra integradas à cidade, sejam as provenientes do desmonte do Morro do Castelo, da Canalização do Rio Maracanã, do alargamento da Av. Niemeyer e do saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas. Moreira Pena atuou ainda como engenheiro-chefe das obras para a Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizada em 1922, em terreno proveniente do arrasamento do Morro do Castelo.

Em sua carreira, merece destaque a sua filiação a diversas entidades de renome, tais quais a Associação dos Construtores Civis do Rio de Janeiro, a Confederação Nacional da Indústria, o Conselho Fiscal do Banco Mercantil do Rio, o Centro das Indústrias do Distrito Federal, a Federação das Indústrias do Estado da Guanabara, bem como sua atuação no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado Guanabara. No âmbito privado, dirigiu também a Metalúrgica Turiaçu S/A.

Faleceu em 20/07/1961. Foi casado com Maria Antonieta da Cunha Moreira Pena, com quem teve dois filhos: Fernando Moreira Pena e Luiz Octavio Moreira Pena.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave