PENA JUNIOR, Afonso
Secretário Geral de Educação e Cultura (interino)

Afonso Augusto Moreira Pena Júnior, conhecido simplesmente por Afonso Pena Júnior, nasceu em 25/12/1879, no município de Santa Bárbara (MG). Filho do ex-Presidente da República Afonso Pena (1906-1909) e de Maria Guilhermina de Oliveira Pena, era irmão de Octávio Moreira Pena, que atuou na municipalidade como Diretor de Obras (1919-1920). Foi casado com Marieta Germano Pinto Pena, mãe de seu único filho, Helvécio Augusto Moreira Pena.

Presidente da Aliança Liberal, Afonso Pena Júnior foi apoiador de primeira ordem da Revolução de 1930, compondo junto aos generais Mena Barreto e Tasso Fragoso a junta governativa instaurada após a vitória do movimento. Foi por esta razão escolhido para dirigir o Banco do Brasil e depois para o cargo de Procurador-Geral do recém criado Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em função de sua experiência como Professor Catedrático de Direito Civil da Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi escolhido pelo Secretário Geral de Educação e Cultura, Francisco Campos, seu antigo aliado político de Minas Gerais, para o posto de Reitor da Universidade do Distrito Federal (UDF). A gestão de Campos, iniciada após Anísio Teixeira ser exonerado ao sofrer acusações de apoiar o levante comunista de 1935, pautou-se pela reversão das políticas de seu antecessor. Neste sentido, a Universidade do Distrito Federal, fundada por aquele e alvo constante de críticas pelos setores conservadores cariocas, recebeu atenção prioritária do novo secretário.

Foi portanto com este viés que Pena Júnior exerceu seu mandato de reitor. Buscou atrair novos especialistas para o quadro docente da instituição após as demissões em massa ocorridas com o afastamento de Anísio Teixeira e do antigo reitor Afrânio Peixoto, conseguindo formar a primeira turma da universidade em 1937. Todavia, seu sentido original já havia sido deturpado. A diretriz escolanovista de buscar conciliar a dimensão prática aos aprendizados teóricos foi solapada pelo novo reitor em nome de um humanismo católico. Em meados de 1936, foi encarregado do expediente da Secretaria Geral de Educação e Cultura em função da breve contenda entre o titular da pasta e o interventor Olímpio de Mello a respeito da nomeação de cargos na educação municipal.

Com o golpe do Estado Novo em 1937, Afonso Pena Júnior foi substituído e Alceu Amoroso Lima, principal defensor da educação católica, tornou-se reitor da UDF, levando ao encerramento das atividades da instituição em 1939.  

Dentre seus vastos escritos, destacam-se o estudo crítico “A Arte de Furtar e seu autor”, onde buscou averiguar a autoria deste manuscrito colonial, e o prefácio que escreveu a quatro mãos com Manuel Rodrigues Lapa para “Cartas Chilenas”, em que concluem ser Tomás Antônio Gonzaga o escritor destas.

Sua contribuição intelectual ao país lhe valeu a nomeação a imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira nº 7.

Veio a falecer no Rio de Janeiro em 12/04/1968, sendo sepultado com honras no Mausoléu dos Imortais no cemitério São João Batista.

 

Para maiores informações, ver:

PENA JÚNIOR, Afonso. Verbete/FGV-CPDOC. Disponível em:
<http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/afonso-augusto-moreira-pena-junior > Acessado em 15/02/2018.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave