PALHARES, Joaquim de Melo
Diretor Geral de Fazenda Municipal

Filho de Francisco Frederico de Mello Palhares e de Maria Luiza da Fonseca Palhares, Joaquim de Mello Palhares nasceu em 1873, na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu seus estudos secundários no Colégio Pedro II.

Ingressou na Diretoria de Fazenda como amanuense, em 1895, vindo a ocupar, posteriormente, os cargos de escriturário e chefe de seção. Após longos anos como Subdiretor interino da Diretoria Geral de Fazenda Municipal, Joaquim de Melo Palhares foi nomeado efetivo em Janeiro de 1918, pelo prefeito do Distrito Federal Amaro Cavalcanti (1917-1918), devido à aposentadoria de Leopoldo Bastos.

Em 24/01/1919 foi nomeado Diretor Geral de Fazenda pelo Prefeito André Gustavo Paulo de Frontin. Permaneceu neste cargo até o final do governo de Paulo de Frontin, em 28/07/1919, tendo continuado na repartição como Subdiretor de Contabilidade e Despesa da Fazenda Municipal. Aposentou-se em 18/03/1926.

Dirigiu o Montepio dos Empregados Municipais após a exoneração de Geremário Dantas. Foi convocado pelo Interventor Pedro Ernesto, em Outubro de 1931, para participar da comissão formada por ex-prefeitos e ex-diretores da Fazenda, com o intuito de elaborar o orçamento municipal para 1932.

Aficionado por corrida de cavalos, Joaquim Palhares foi membro do conselho fiscal do Derby-Club e membro relator do conselho fiscal do Jockey-Club Brasileiro

Faleceu no Rio de Janeiro, em 03/09/1935, sendo sepultado no cemitério São João Batista. Deixou esposa, Rita Palhares, e filhos.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave