PAIVA, Joel Ruthenio Carvalho de
Secretário Geral de Administração

Joel Ruthenio Carvalho de Paiva estudou no Colégio Pedro II em meados da década de 1920 e, logo depois de formado, ingressou na faculdade de medicina. Durante a década de 1930, trabalhou na terceira divisão de engenharia da prefeitura do Distrito Federal e tornou-se membro da Diretoria-Geral de Assistência Municipal. Também nesta década foi professor de radiologia clínica no Instituto Hahnemanniano. Nomeado perito em 1941, atuou como médico legista da prefeitura durante toda a década de 1940. No decênio seguinte, comandou a Secretaria Geral de Administração entre setembro de 1954 e maio de 1955 e integrou a assessoria da administração geral do Plano SALTE, plano econômico que pretendia implementar diversas medidas governamentais para melhorar aspectos básicos da qualidade de vida brasileira, como saúde, alimentação e educação.

Rafael Martins de Araujo