Imagem

MUFARREJ, Nelson
Secretário Geral de Finanças

Nelson Mufarrej nasceu no dia 19 de julho de 1915, filho de Maria Rappaela Celano Mufarraj e do conceituado negociante Gabriel José Mufarrej, que viera do Líbano para o Rio de Janeiro. Na infância, estudou no Colégio Pedro II e participou do grupo de Escoteiros Católicos da Lagoa durante alguns anos.

Chefe do serviço de contabilidade patrimonial da prefeitura do Distrito Federal desde o início da década de 1940, ele tornou-se assistente do Secretário Geral de Finanças e, em 1949, designado para o gabinete do prefeito e para a presidência da Confederação Brasileira de Desportos.

Em 1951, assumiu a Secretaria de Finanças interinamente, e depois de mais alguns anos trabalhando no Departamento de Contabilidade, tornou-se Secretário Geral de Finanças em 1956, cargo que ocupou até 1960. Como secretário, Mufarrej buscou aumentar a receita da prefeitura intensificando a fiscalização sobre os comerciantes. Com isso, passou a exigir a emissão de nota fiscal para as compras acima de cinco cruzeiros e criou uma campanha de muito sucesso, chamada “seu talão vale um milhão”. Nesta, a prefeitura imprimia bilhetes que poderiam ser sorteados, e os trocava por notas fiscais acumuladas pelos consumidores. A campanha pretendia fazer com que os próprios compradores participassem do processo de fiscalização. Também foram criados comandos fiscalizadores, que visavam os comerciantes que não emitiam notas fiscais. A associação dos comerciários do Rio de Janeiro procurou a justiça, tentando alterar as novas leis, mas não conseguiu reverter o quadro. Além disso, Nelson Mufarrej também alterou o sistema de pagamento de impostos sobre vendas e consignações, interditando algumas lojas por não pagarem seus impostos e enrijecendo as exigências para expedição de alvará. Essas ações levaram a imprensa a destacar a importância de Mufarrej para a realização das obras tocadas pela administração do Prefeito Negrão de Lima, além de receber o título de Mago da Cobrança Tributária. Mesmo com os esforços, a situação financeira do Distrito Federal ainda era grave quando Mufarrej deixou a Secretaria Geral de Finanças. Com o número de cargos públicos aumentando e as receitas escassas, diversos hospitais ameaçavam constantemente a interromper suas atividades e outros setores públicos encontravam dificuldades.

Depois de sair da Secretaria Geral de Finanças, Nelson Mufarrej fundou a construtura Atlas e integrou o Conselho de Curadores da Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Dois anos depois, assumiu o cargo de Diretor do Montepio dos Empregados do Estado da Guanabara, fundo cujo objetivo era incentivar a expansão industrial do Estado. Como diretor deste órgão, firmou convênio com entidades representativas do comércio para execução de um novo sistema de empréstimos.

Vice-presidente do Botafogo Futebol e Regatas em 1964, dirigiu o Banco Delta durante os primeiros anos da década 1960 e presidiu a Caixa Econômica Federal em 1969, passando também a comandar o Banco de Crédito Nacional no ano seguinte. Candidatou-se ao senado pelo partido Arena em 1974, mas não conseguiu vencer o pleito. Contudo, continuou vinculado ao partido, participando da inauguração da Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais, organizada pela filial do Arena no Rio de Janeiro.

Faleceu em 1996.

 

                                                                                            Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave