Nascido em 11/03/1857, na Villa do Rio Bonito (RJ), Cândido Alves Mourão do Valle era filho de Lino Machado do Valle e Guilhermina Rosa Alves Mourão do Valle.
Fez seus primeiros anos de estudos preparatórios na Europa. De volta ao Brasil, estudou no Externato Jasper, tendo sido aprovado nos exames em 1877. No ano seguinte, foi aprovado com distinção na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.
Ainda aluno de engenharia civil, fez parte da comissão de engenheiros que construiu a Estrada de Ferro Niterói-Campos. Também foi responsável pela criação das Estradas de Ferro Rio Bonito-Cabo Frio e Vitória-Rio Pardo. Graduou-se em 1883, obtendo o primeiro lugar de uma turma formada por dezoito engenheiros.
Integrou o Conselho Fiscal do Turf-Club, sendo nomeado, em 1891, um dos diretores dessa associação promovedora de corrida de cavalos, a qual viria a presidir. Também fez parte do Conselho Fiscal do Banco Hipotecário do Brasil e exerceu mandato de Deputado na Assembléia Fluminense.
Em Junho de 1895, foi nomeado pela primeira vez para o cargo de Subdiretor da Diretoria Geral de Obras e Viação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi exonerado em Janeiro de 1898 mas, após solicitar reintegração ao cargo, reassumiu o posto em 21/06/1901.
Após a exoneração de José Dias Cupertino Durão, em 22/01/1919, Mourão do Valle foi nomeado para substituí-lo no cargo de Diretor de Obras e Viação na administração do Prefeito Paulo de Frontin. Durante o período que esteve à frente da Diretoria de Obras e Viação, foram realizadas importantes obras como a construção das Avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, e o alargamento da Avenida Atlântica. Permaneceu na diretoria do órgão até 22/08/1919, quando retornou ao posto de Subdiretor. Devido a problemas de saúde, teve a sua aposentadoria concedida em 06/11/1925.
Faleceu em sua residência, no bairro de São Cristóvão, em 05/07/1928, sendo sepultado no cemitério São João Baptista. Deixou esposa,Trifina Sousa Mourão, e cinco filhas.
José Ygor