Imagem

MOREIRA, Nicolau Joaquim
Presidente do Conselho Municipal

 Filho de Nicolau Joaquim Moreira e de D. Carlota Maria Gonçalves Moreira, Nicolau Joaquim Moreira nasceu em 10/01/1824, no Rio de Janeiro. Casou-se com Maria de Jesus Pinheiro Moreira.

 Em 1847, recebeu o diploma de doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese Breves considerações sobre a febre escarlatina, tendo exercido a profissão de cirurgião no Hospital Militar. Membro Titular, além de ter ocupado o cargo de tesoureiro, da Academia Imperial de Medicina, Moreira gozava de grande prestígio social e político, cujo maior exemplo foi a indicação ao posto de conselheiro do imperador.  

 Manifestando seus interesses pelo desenvolvimento do país, o médico especializou-se em assuntos agrários, chegando a ser designado pelo Instituto Fluminense de Agricultura para a direção do Jardim Botânico e das seções de botânica e agricultura do Museu Nacional, do qual era subdiretor e onde se consolidou também no magistério.

Quando na direção da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, a partir de 1880, além de integrar a Comissão de Química Industrial, envolveu-se ativamente nas querelas acerca da abolição da escravatura e da consequente substituição pelo trabalho livre. Sua argumentação tangenciava, entre outros pontos, a necessidade da elevação da instrução profissional agrícola, defendida com tamanha veemência que acabou por culminar no convite do ministro da agricultura para a elaboração de um projeto nacional de ensino da agricultura, em 1883.  

No entanto, seus debates de maior repercussão foram no bojo da questão imigratória. Partidário dos discursos sanitários e de embranquecimento populacional, Moreira posicionou-se contrário à adoção de mão de obra chinesa, inflamando suas exposições de tônica racial, tanto nos cursos oferecidos no Museu Nacional, quanto nos Congressos de Agricultura e reuniões da Sociedade Auxiliadora.

Posteriormente, fora nomeado Presidente do Conselho Municipal de Intendentes entre 09/12/1891 e 12/04/1892.

Membro de instituições internacionais, tais quais a Sociedade de Geografia de Lisboa, da de Sciencias Naturaes do México e da Associação dos Jornalistas e Escriptores portuguezes, recebeu as honrarias de Comendador da Ordem da Rosa, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Cavaleiro da Legião de Honra.

Redator da Revista Agrícola do IIFA e da Revista da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, destacam-se suas obras Notícia sobre a agricultura do Brazil, Convirá ao Brasil a importação dos colonos chins?, Considerações sobre a indústria agrícola no Chile e Eficácia da vacina.

O Dr. Nicolau Joaquim Moreira faleceu no dia 12/09/1894.

 

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave