MIRANDA JUNIOR, Emílio Gomes da Costa
Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública

Nascido no Rio de Janeiro, era filho de Emílio Gomes da Costa Miranda, industrial e antigo funcionário do Tesouro Federal. Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no 5º ano do curso médico foi nomeado interno do hospital São João de Deus, da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Em março de 1890, foi nomeado para o corpo médico do exército do Rio de Janeiro, lá desempenhando as funções de médico adjunto. Exonerou-se em 21/04/189, passando, posteriormente,  a integrar o quadro de funcionários da Inspetoria Geral de Higiene. Em julho de 1893, foi designado comissário de higiene da freguesia de Sant’Anna junto com os Drs. Guilherme Augusto Moreira Guimarães, João Gonçalves Coelho, Manuel Francisco do Rego Barros e Antônio Leocádio da Rocha e Silva. Foi promovido a Chefe de Distrito Sanitário em junho de 1896.

Anos mais tarde, em 14/11/1918, foi designado para exercer interinamente o cargo de Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública, vindo a ser nomeado titular da Diretoria em janeiro do ano seguinte. Permaneceu no cargo até 16/10/1919, retornando à chefia do Distrito Sanitário, dessa vez vinculado ao Departamento Municipal de Assistência Pública. Por ato do Prefeito do Distrito Federal, Alaor Prata (1922-1926), foi nomeado subdiretor da Diretoria Geral de Assistência Pública em maio de 1924.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 18/03/1935, sendo enterrado no cemitério São João Batista.