CARVALHO, Manoel Emílio Gomes de
Intendente de Justiça / Higiene e Praças (interino)

Filho de Manuel Gomes de Carvalho, 1º Barão do Rio Negro, Manoel Emílio Gomes de Carvalho nasceu em Vassouras, na província do Rio de Janeiro, em 20/02/1859. Mudando-se para a cidade do Rio de Janeiro, residiu com a sua família de 1870 a 1900 num solar localizado na Rua Santo Amaro, no bairro da Glória, onde hoje funciona o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Formou-se em direito, concluindo seus estudos em São Paulo.

Em 07/03/1890 foi nomeado pelo Ministro do Interior, Cesário Alvim, Intendente de Justiça do Distrito Federal. No mês seguinte, assume interinamente as Intendências de Higiene e de Praças. Durante a sua gestão, apresentou junto do Intendente de Higiene, José Félix da Cunha Menezes, projeto de postura urbana sobre hotéis, restaurantes, casas de pasto e de pensão, tascas, quitandas e carvoarias. A partir de 1º de Julho de 1890, estes espaços teriam 6 meses para adequar-se ao novo regulamento que previa a utilização de ladrilhos brancos e de revestimentos impermeáveis, utilização de tampos de mesa de mármore ou ardósia nas tascas, a disposição de aves em gaiolas de ferro ou arame, dentre outras.

Em 1892 passou a residir na Europa, desenvolvendo pesquisas históricas. Tornou-se sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro após a publicação de Os Deputados Brasileiros às Cortes Portuguesas, em 1821. Membro do Partido Republicano, contribuiu com diversos artigos para o jornal O Pharol.

Faleceu em dezembro de 1920, aos 61 anos, na cidade de Menton, no sul da França.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave