MACEDO, Francisco Salles de
Chefe da Seção de Arquivo do Distrito Federal / Diretor Interino da Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística

Francisco Salles de Macedo, historiador, bacharelou-se pelo Colégio Pedro II. Mais tarde, foi funcionário do Archivo Publico Nacional, trabalhando ao lado do então diretor Machado Portella. Na ocasião, foi responsável pelos primeiros números das Publicações do órgão.

Em 15/08/1893, no mesmo ato que designou Mello de Moraes para a Direção do Archivo Geral, Francisco Salles de Macedo foi nomeado para chefiar a Seção Histórica, onde permaneceu até 1898, quando foi promovido ao cargo de subdiretor da Diretoria Geral do Interior e Estatística. Salles de Macedo desenvolveu inúmeras pesquisas historiográficas nos documentos arquivados, lançando mão de seu extenso conhecimento de Paleografia, o que, por sua vez, lhe permitiu decifrar os antigos manuscritos que estavam sob a guarda da seção que chefiava. Tal empreendimento contribuiu para a composição de publicações como a Revista do Archivo do Districto Federal, que teve seu primeiro fascículo publicado em abril de 1894 e, até 1897, se concentrou em divulgar gravuras, mapas e plantas de grande relevância histórica.

A partir de 1898, atuou como subdiretor da Diretoria de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística, exercendo interinamente a Diretoria da repartição em 1903 e 1907. Em 03/01/1901, assumiu o cargo de Chefe da Terceira Seção de Arquivo do Distrito Federal, permanecendo nesta função até 12/08/1902. Durante anos, coordenou a publicação dos Boletins da Prefeitura do Distrito Federal, informativo periódico que desempenhou um papel relevante na preservação e na divulgação dos atos, das leis e dos decretos relativos à administração da cidade.

Além deste, participou da comissão responsável pela demarcação da zona da cidade com base nos documentos de sesmarias.

Importante historiógrafo, publicou trabalhos sobre os primeiros funcionários da Cidade, e relatórios historiográficos sobre os primórdios do Arquivo Municipal.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 25/01/1908.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave