Imagem

LISBOA, João Carlos Belo
Secretário Geral de Agricultura, Indústria e Comércio

Filho de Antonio Carlos Belo Lisboa e Ana Raposo, João Carlos Belo Lisboa nasceu no dia 18 de agosto de 1894, em Ipiranga (RJ), e casou-se com Marica da Conceição Belo Lisboa. Formado em engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1920, iniciou no mesmo ano sua carreira no funcionalismo público como diretor de obras municipais da prefeitura do Distrito Federal.

Deixou o Rio para tornar-se professor de engenharia rural na Escola Superior de Agricultura de Viçosa (MG), instituição da qual se tornaria diretor em 1929. Após alguns anos à frente da Escola de Agricultura, foi designado Secretário de Agricultura de Minas Gerais em 1933 e, no ano seguinte, convidado pelo então ministro Odilon Braga para ocupar a chefia do Departamento de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura. Autoridade nacional em agronomia, viajou pelo Brasil durante toda a década de 1930 ministrando cursos e palestras sobre a situação agrária do país.

Membro da comissão executiva do Instituto do Açúcar e do Álcool, assumiu a diretoria do setor da Coordenação de Produção Agrícola Nacional em 1943. Nomeado Secretário Geral de Agricultura, Indústria e Comércio do Distrito Federal em agosto de 1948, teve de lidar com a má recepção de alguns funcionários e de certos grupos de lavradores cariocas, o que não o impediu de inaugurar o jardim zoológico da prefeitura, o Mercado Regional São Jorge e de liderar a comissão do primeiro congresso nacional de pecuária.

Depois de ser exonerado a pedido da Secretaria em julho de 1949, disputou as eleições para deputado federal de 1954 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas foi derrotado. Retornaria ao cenário político em 1958 como Secretário de Saúde de Belo Horizonte, seu último cargo de expressão.

Faleceu em 1973.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave