SOUZA LIMA, Nominato José de
Intendente de Patrimônio

Filho de Antônio Gomes de Oliveira e Ana Joaquina da Silva, Nominato José de Souza Lima nasceu em 1849 em Rio Espera, Minas Gerais. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo.

Tomou posse como vereador em Leopoldina, Minas Gerais, em 07/01/1865, havendo registros de sua atuação no cargo até dezembro de 1868. Em 1872, assumiu como 3º Juiz de Paz de Leopoldina e presidente da Mesa da Assembleia Paroquial. Atuou na construção da Estrada de Ferro Leopoldina. Foi presidente da Companhia de Comissões e Ensaque de Café no início da República.

Filou-se ao Partido Republicano e, em 07/03/1890, foi nomeado Intendente de Patrimônio do Distrito Federal, permanecendo na função até 11/08/1890. Durante a sua gestão, assinou projeto de postura sobre a remissão de foros no Distrito Federal. De acordo com o texto, “tais regras [permitiriam] uma mais fácil e enérgica inspeção do patrimônio municipal à proporção que se fossem regularizando e simplificando as relações jurídicas ora existentes entre a municipalidade e os que possuem terrenos foreiros ou presumidos tais”, possibilitando assim à Câmara “reconhecer, visar e registrar os títulos de concessões antigas”; “reconhecer a prescrição de 40 anos e, em certos casos, mesmo a de 30 anos contra a municipalidade”; “conceder aos foreiros ou sub-foreiros, mediante compensação pecuniária, a remissão dos foros e laudêmios, nivelando assim (…) os direitos de todos os possuidores dos solos da cidade”.

Em 20/08/1896 mudou-se para Juiz de Fora, onde atuou como fiscal do 2º Distrito de Imigração. Em 1897, era Secretário do Interventor em Questões de Limites Minas-Rio.

Faleceu no dia 18/08/1904, aos 64 anos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Era casado com Maria Carlota de Souza Lima.

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira