LIMA, Ivan Pinheiro de Oliveira
Secretário Geral de Viação e Obras Públicas

Nascido num dia 10 de março, Filho de Anenciana Pinheiro de Oliveira Lima e Augusto Moreira de Barros, Ivan Pinheiro de Oliveira Lima casou-se com Altair Villaboim.

Estudou na escola politécnica do Rio de Janeiro antes de ser nomeado auxiliar de escrita da Diretoria Geral de Obras e Viação em 1919. Engenheiro ajudante da prefeitura, foi diversas vezes promovido até alcançar a posição de engenheiro chefe em 1932. Ainda na década de 1930, integrou a comissão responsável por elaborar um novo regulamento de construções para o distrito federal, além de participar das obras no Teatro Municipal promovidas pela prefeitura. Em 1936, integrou o conselho diretório da Sociedade dos Engenheiros e, no ano seguinte, a Diretoria de Fiscalização de Obras.

Durante a década de 1940, foi duas vezes designado ao cargo de diretor do Departamento de Edificações, sendo exonerado em 1946 e reassumindo logo em seguida, mas deixando o cargo novamente em 1950, desta vez para tornar-se responsável pelo expediente da Secretaria-Geral de Viação e Obras Públicas. Retornou à diretoria do Departamento de Edificações, porém voltou a abandonar a posição em setembro 1953, assumindo o cargo comissionado de diretor do Departamento de Concessões. Em dezembro do mesmo ano, tornou-se membro do Gabinete do Secretário.

Se aposentou no fim de 1966 e faleceu no dia 27 de junho de 1967

Rafael Martins de Araujo