LEITE, José Pantoja
Secretário de Gabinete do Prefeito

José Pantoja Leite nasceu em 1876, em Monsarás, vila localizada na Ilha de Marajó. Formou-se em Humanidades no Seminário do Carmo em Belém e, em seguida, cursou os exames preparatórios no Liceu Paraense, instituição pública de ensino mais antiga da então Província do Grão Pará. Por ter sido o aluno que mais se destacou nos exames preparatórios no ano de 1896, recebeu como prêmio do governo do Pará viagem para estudar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde obteve diploma de engenheiro civil e bacharel de Ciências Físicas e Matemáticas em 1904. Em sua formatura, recebeu a medalha de ouro Gomes Jardim com premiação de uma viagem à Europa.

Fez um curso de especialização em eletricidade no Instituto Eletrotécnico Montefiore da Universidade de Liège na Bélgica e, em 1907, após conquistar diploma de Engenheiro Eletricista, fez um estágio nos Ateliers de Constructions Electriques de Charleroi.

De volta ao Brasil, foi nomeado em 18/01/1910 para o cargo de Secretário de Gabinete do Prefeito Serzedelo Corrêa (1909-1910), cargo em que permaneceu até 16/11/1910. No ano seguinte, assumiu a cadeira de Eletrotécnica da Escola Politécnica. Continuou exercendo cargos na administração pública, atuou como engenheiro da Diretoria do Patrimônio, chefiando o levantamento cadastral de bens imóveis da municipalidade. Em 1915 dirigiu os trabalhos de recuperação das instalações do Theatro Municipal.

Foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Ciências (1916), posteriormente renomeada Academia Brasileira de Ciências. Dedicou-se à publicação de livros sobre a história das artes e ciências. Em 1933, foi contratado para assumir a cadeira de Eletrotécnica e Projetos da Escola Técnica do Exército. Aposenta-se do cargo na Escola Politécnica em 1944.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 20/03/1955, deixando viúva D. Olga Brandão Pantoja Leite, com quem teve cinco filhos. Foi sepultado no cemitério São João Batista.

José Ygor

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave