Imagem

LEÃO, Antônio da Rocha
Secretário do Gabinete do Prefeito

Filho de Anna Amélia Vieira da Rocha e natural de Minas Gerais, Antônio da Rocha Leão nasceu em 06 de setembro de 1877. Escolarizou-se no Ginásio Mineiro, trabalhando como Fiscal de Rendas desse mesmo estado. Todavia, foi no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal, onde fez carreira e destacou-se como político local.

Ingressou no funcionalismo público carioca como Fiscal de Rendas do Distrito Federal, profissão que exerceu nos primeiros anos do século XX. No entanto, será somente na década de 1930, ao entrar no Partido Autonomista do Distrito Federal, que iniciará sua trajetória política. Seu papel na Comissão de Orçamento do município o levou a ser nomeado pela administração Pedro Ernesto Delegado Fiscal, em 1932; Subdiretor Fiscal, em 1933, aposentando-se desse cargo somente em 1946; e Diretor da Secretaria do Gabinete do Prefeito, em 1934, ocupando o cargo de secretário interinamente depois da exoneração de seu sucessor Amaral Peixoto. Paralelamente, elege-se a Câmara Municipal com apoio da Liga Católica em 1934, sendo o líder do governo Pedro Ernesto nessa casa. Retorna ao cenário político ao filiar-se ao Partido Social Democrático (PSD) em 1945, elegendo-se mais uma vez vereador do Rio de Janeiro em 1950.

Faleceu em 14 de julho de 1952, sendo enterrado na Capela de Real Grandeza. Deixou viúva Laura Abreu da Rocha Leão, com quem casou-se em 1900 e com quem teve seus filhos, dos quais se destacam Clovis da Rocha Leão e Gastão da Rocha Leão.

Poucos dias após o falecimento, seus colegas da câmara municipal deram o seu nome a uma praça em Copacabana.

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave