SARAHYBA, João dos Santos
Intendente de Higiene / Praças / Presidente Interino do Conselho de Intendentes

Conhecido advogado, poeta, abolicionista, João dos Santos Sarahyba era filho de Galdino José dos Santos Sarahyba. Juiz de direito, em fevereiro de 1878 assumiu o cargo de Promotor Público da Comarca de Itaguaí. Em agosto desse ano, teve sua casa invadida por criminosos que dispararam diversas vezes, sem atingi-lo. Parte da imprensa considerou que o atentado teve motivações políticas. Sendo Sarahyba um dos líderes do Partido Liberal, o Partido Conservador acabou sendo responsabilizado pelo crime.

Em 1885, foi presidente da Câmara Municipal. No ano de 1891, durante cinco meses, foi Diretor do Diário Oficial. Após este período, passou a integrar o 3º Conselho modificado da Intendência Municipal, assumindo a Intendência de Praças e de Higiene de julho até dezembro de 1891.

Durante a sua gestão na Intendência de Higiene esteve incumbido de estudar a questão da carestia da carne verde no Distrito Federal, junto do Intendente de matadouro, Ignácio Alves Corrêa Carneiro, e do Intendente de Viação Geral, Carlos Augusto de Avilez Barrão.

Com a renúncia do Presidente da República, que culminou no pedido de exoneração de José Felix da Cunha Menezes da Presidência do Conselho de Intendência Municipal, o Tenente-coronel João Lopes Carneiro Fontoura, o intendente mais velho do Conselho, foi nomeado pelo vice-presidente da República em exercício – Marechal Floriano Peixoto –, para assumir o cargo interinamente. Contudo, como este encontrava-se em licença médica, João dos Santos Sarahyba, o segundo intendente mais velho do Conselho, assumiu a Presidência em dezembro de 1891.

Faleceu em 15/03/1894, em São João do Rio Claro, São Paulo. Deixou a esposa, Constança dos Santos Sarahyba, e filhos.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave