HOMEM DE MELO, Manoel Marcondes
Chefe da Seção do Archivo do Distrito Federal /

Natural de São Paulo, Manoel Marcondes Homem de Melo era filho do Visconde de Pindamonhangaba, Francisco Marcondes Homem de Melo, e irmão de Francisco Inácio Marcondes de Melo, o barão Homem de Melo.

Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1876. No final do mesmo ano, Manoel Marcondes foi nomeado Promotor Público da Comarca de Batatais, posteriormente chegando a exercer o cargo de Juiz Municipal e de Órfãos e um mandato como Vereador pelo mesmo município paulista.

Entre agosto de 1893 e abril de 1897, chefiou a Seção Administrativa do Archivo do Distrito Federal. Assumiu em 21/10/1914 o cargo de Chefe da Seção do Archivo do Distrito Federal, da Diretoria de Estatística e Arquivo, permanecendo na função até a sua aposentadoria, em 1917.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 16/10/1920, sendo enterrado no cemitério São João Baptista. Deixou esposa – D. Paulina Torres Marcondes -, e cinco filhas: Idalina Marcondes Thelier, Manoelita Marcondes de Souza Bandeira, Pureza Marcondes, Valentina Marcondes e Heloisa Marcondes.