Imagem

GUIMARÃES, Francisco Elísio Pinheiro
Secretário Geral de Agricultura, Indústria e Comércio

Nascido num dia 14 de abril, Francisco Elísio Pinheiro Guimarães foi casado com Ruth Florêncio de Abreu. Estudou no Colégio Militar de Barbacena durante a década de 1910, antes de se formar em medicina.

Médico do Distrito Federal desde os anos 1930, participou de comissões nacionais e internacionais, como a comissão responsável pelo Sanatório de Campos do Jordão, onde eram tratados portadores de tuberculose. Promovido a cirurgião adjunto da Secretaria de Saúde e Assistência em 1937, trabalhou no Albergue da Boa Vontade, casa de saúde e acolhimento de moradores de rua e primeiro edifício projetado pelo importante arquiteto modernista Affonso Eduardo Reidy a ser construído no Rio. Além disso, integrou o sindicato médico e candidatou-se a vereador pelo Partido Nacional Evolucionista, mas foi derrotado no pleito.

Assumiu a chefia de Distrito de Alimentação em 1941, a diretoria do Departamento Geral de Alimentação da Prefeitura em 1944, e a diretoria do Departamento de Assistência ao Servidor já no fim da década. Nesse período, enfrentou uma dura crise no abastecimento de leite e tentou intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e cafés, prometendo iniciar uma forte campanha sanitária pela cidade. Ainda ativo na vida política, integrou o diretório do Partido Social Democrático (PSD) no Distrito Federal e presidiu o diretório da cidade de São José. Pelo PSD, disputou e saiu derrotado em outras duas eleições no Distrito Federal, em 1945 para deputado e em 1950 para vereador.

Depois de deixar a Diretoria do Departamento de Assistência, atuou como delegado fiscal do município na região de Jacarepaguá em 1951, ano em que respondeu pelo expediente da Secretaria Geral de Agricultura, Indústria e Comércio. Em 1952, Participou da comissão especial de planejamento turístico, e foi designado para o gabinete do Secretário Geral de Interior e Segurança em 1954. Médico pessoal de importantes figuras da política fluminense como o prefeito (1956 – 1958) e governador (1965 – 1971) Francisco Negrão de Lima e seu chefe da Casa Civil Carlos Leitei Costa, Francisco Elísio atendia diversos cariocas em suas casas, o que continuou a fazer depois de se aposentar do funcionalismo público municipal no fim da década de 1950.

Durante as décadas de 1960 e 1970, integrou a junta de controle da Loteria, vinculada ao Tribunal de Contas do Estado da Guanabara.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave