GUIMARÃES, Eduardo Tavares
Superintendente de Transporte

Filho de Jayme Mattos Guimarães e Maria José Tavares Guimarães, Eduardo Tavares Guimarães nasceu em 08 de novembro de 1918, no Rio de Janeiro. Foi casado com Diná Guimarães e juntos tiveram uma filha chamada Maria Elisabete Guimarães. Na infância concluiu os estudos no Externato São José; em seguida ingressou na Faculdade Nacional de Direito, pela qual formou-se advogado. Inicia sua trajetória militar como aspirante em 1941, quando ainda era aluno de Direito. Tem seus primeiros contatos com a engenharia na escola de motomecanização do exército, curso realizado antes de deixar as forças armadas para iniciar seus trabalhos na prefeitura do Distrito Federal – o que aconteceu ainda na década de 1940.

Assume o cargo de chefe de serviço da fiscalização externa na Superintendência de Transporte da prefeitura em 1949, sendo designado à posição de Superintendente em abril de 1954. Diversos engenheiros e políticos protestaram contra sua nomeação, o acusando de estar sob inquérito por conta de envolvimento em desfalque de 1 milhão de cruzeiros na Superintendência de Transportes. Nesse período, é multado em 1000 cruzeiros por estar em exercício ilegal da profissão de engenheiro. É exonerado do cargo de Superintendente em 1954, mesmo negando todas as acusações. Não obstante, retorna para mesma Superintendência de Transportes como assistente do superintendente, cargo que ocupará até 1958. Volta à administração pública em 1964, como funcionário da secretaria de governo do Estado da Guanabara.

Interessado em esportes desde a juventude, ocupou diversos cargos administrativos no Tijuca Tênis Clube durante a década de 1950. Afora isso era, ele mesmo, praticante de esportes como tênis e natação. Chega à presidência do Clube em 1965, sendo reeleito em 1967. Em seus mandatos comandou obras nos salões e ginásios, além de propor diversas reformulações ao estatuto vigente.

Trabalhava no ramo da construção civil quando, em 1968, torna-se membro do conselho fiscal da Confederação Brasileira de Tênis.

Se aposenta do funcionalismo público em 1970.

 

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave