GOUVÊA, José Thomaz Nabuco de
Diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública

Filho de Hilário Soares de Gouveia, um dos pioneiros da oftalmologia brasileira, José Thomaz Nabuco de Gouvêa nasceu no dia 11/06/1872, no Estado de Minas Gerais.

Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1897, defendendo tese sobre ferimentos causados por projéteis de fogo. Posteriormente especializou-se em ginecologia, ganhando destaque nos meios científicos com suas publicações sobre a área. Após formado, atuou como professor substituto na Faculdade de Medicina. Em 04/05/1905, foi eleito membro correspondente da Academia Nacional de Medicina (ANM), sendo transferido para a classe de Membros Titulares Honorários da Academia Nacional de Medicina em 22/08/1929. Foi chefe da Missão Médico-Militar em 1918, projeto que constituiu um hospital temporário na zona de guerra francesa.

Terminada a 1º Guerra Mundial, em fevereiro de 1924 foi nomeado diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública por Alaor Prata Leme, prefeito do Distrito Federal entre 1922 e 1926. Permaneceu por cinco meses no cargo, para em seguida ingressar na carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores. Dirigiu diversas comissões diplomáticas nas Américas e na Europa, e, entre abril e novembro de 1937, desempenhou o cargo de Embaixador do Brasil em Lima, no Peru.

Faleceu no Rio de Janeiro em 16/10/1940, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Deixou a esposa, Amélia Rio Branco de Gouvêa, e três filhos.