Filho de Hilário Soares de Gouveia, um dos pioneiros da oftalmologia brasileira, José Thomaz Nabuco de Gouvêa nasceu no dia 11/06/1872, no Estado de Minas Gerais.
Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1897, defendendo tese sobre ferimentos causados por projéteis de fogo. Posteriormente especializou-se em ginecologia, ganhando destaque nos meios científicos com suas publicações sobre a área. Após formado, atuou como professor substituto na Faculdade de Medicina. Em 04/05/1905, foi eleito membro correspondente da Academia Nacional de Medicina (ANM), sendo transferido para a classe de Membros Titulares Honorários da Academia Nacional de Medicina em 22/08/1929. Foi chefe da Missão Médico-Militar em 1918, projeto que constituiu um hospital temporário na zona de guerra francesa.
Terminada a 1º Guerra Mundial, em fevereiro de 1924 foi nomeado diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública por Alaor Prata Leme, prefeito do Distrito Federal entre 1922 e 1926. Permaneceu por cinco meses no cargo, para em seguida ingressar na carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores. Dirigiu diversas comissões diplomáticas nas Américas e na Europa, e, entre abril e novembro de 1937, desempenhou o cargo de Embaixador do Brasil em Lima, no Peru.
Faleceu no Rio de Janeiro em 16/10/1940, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Deixou a esposa, Amélia Rio Branco de Gouvêa, e três filhos.
José Ygor