GONÇALVES, Sérgio Drumond
Secretário de Viação

Filho de Alberto Drumond Gonçalves e Magdala de Oliveira Drumond Gonçalves, Sérgio Drumond Gonçalves foi casado com Lia Santos Cruz, com quem teve uma filha chamada Tânia Maria Gonçalves. Na década de 1940 estudou na Escola Nacional de Engenharia e tornou-se servidor da prefeitura do Distrito Federal.

No início da década de 1950 possui uma empresa no ramo da construção de imóveis; ainda assim ganha prestígio no funcionalismo público sendo designado para o cargo de Secretário de Viação. Em 1954 torna-se diretor do Departamento de Manutenção e Suprimento da Superintendência de Transporte e no ano seguinte assume a Superintendência de Transportes, setor que apresentava dificuldades administrativas por conta de suas baixas verbas.

Exonera-se da Superintendência em 1957 e é nomeado para o departamento de parques. Contudo, com a mudança da capital para Brasília e a criação do Estado da Guanabara, torna-se diretor interino do Departamento de Transportes, cargo que ocupa entre os dias 10 e 28 de dezembro de 1960. Durante a década de 1960 é encaminhado para o departamento de obras e torna-se secretário do Clube de Engenharia.

Se aposenta do funcionalismo público em 1973, porém segue dedicando-se ao ramo empresarial, fazendo parte do conselho fiscal da Companhia Lopes Sá Industrial de Fumos e tornando-se gerente da empresa GB – Engenharia, Indústria e Comércio LTDA. em 1978.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave