GONÇALVES, Carlos de Paiva
Diretor Geral de Fazenda Municipal (interino)

Carlos de Paiva Gonçalves nasceu no dia 04/05/1904, no Rio de Janeiro.

Formou-se em Medicina, em 1926, pela Faculdade Nacional de Medicina, com especialização em oftalmologia. Conciliou a clínica com o magistério, destacando-se no exercício da Livre-Docência na Clínica Oftalmológica da Faculdade Nacional de Medicina (1934), na Escola de Medicina e Cirurgia (1935), e como interino na cátedra de Clínica Oftalmológica da Escola de Clínica Médica do Rio de Janeiro (1971).

Professor fundador da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, ocupou por anos a direção desta. Ao longo de sua trajetória clínica, atuou também como Assistente da Clínica Oftalmológica da Faculdade Nacional de Medicina (1929) e chefe da Clínica de olhos do Hospital Central do Exército (1931).

Além de médico e acadêmico, Paiva Gonçalves seguiu carreira militar como Tenente-Coronel médico da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Patrono da cadeira de número 85 da Academia Brasileira de Medicina Militar, fundada em 08/12/1941, participou da elaboração de seu anteprojeto ao lado de personalidades como Marques Porto e Gerardo Majella Bijos. Eleito Membro Titular da Associação Nacional de Medicina em 22/11/1962, na cadeira 64, seção de Cirurgia, Dr. Paiva Gonçalves também ocupou a cadeira nº 09 da Associação Brasileira de Educação, na vaga de Francis Bogossian, além de presidir, entre 08/12/1944 e 21/12/1945, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. A tradição acadêmica perpetuou-se pelas gerações seguintes da família, sendo representada por seu filho Paiva Gonçalves Filho e seu neto Carlos Roberto Paiva Gonçalves.

Teve parte na administração pública ao assumir interinamente a Direção da Fazenda Municipal,em 1922, onde permaneceu mesmo após a sua dispensa exercendo cargos como o de praticante na 1ª seção de Contadoria.  

Detentor de vasta contribuição literária, suas obras versam, em geral, sobre medicina (grande área), oftalmologia, ensino, além de contos. Dentre suas publicações mais afamadas, estão Algumas das opiniões sobre o Direito e o Acesso da Velhice (1986); Não passaram em brancas nuvens (1987), em que prestou homenagem a figuras tais quais Humberto de Campos, Pedro Nava, José Antonio de Abreu Fialho, Sylvio de Abreu Fialho e Antonio Autregésilo, além de exaltar as minorias sociais, como os judeus da URSS; e Seleção Médica do Pessoal da F.E.B (1951), este último, vencedor do Prêmio Oswaldo Pasqualim.

Faleceu em 09/08/1996, no Rio de Janeiro.

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave