GOMES, Joaquim da Silva
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal

Doutor em Medicina pela Faculdade da Bahia, prestou seus serviços no Exército, tendo se alistado no corpo médico de uma das unidades militares em campanha na Guerra do Paraguai. Em razão de sua atuação no conflito, ascendeu rapidamente ao posto de Major. Logo após reformar-se, assumiu, concomitantemente ao atendimento clínico, a cátedra de Latim do Colégio Militar.

Destacou-se no cenário republicano por sua dedicação ao ofício médico. Por priorizar o público suburbano em detrimento da elite emergente, oferecia atendimento às camadas mais populares dispensando, por vezes, a contribuição financeira. Tal atitude lhe rendeu a alcunha de “médico dos pobres”, ou até mesmo “pai da pobreza”, sendo, anos mais tarde, por decisão do Conselho Municipal, imortalizado no nome da rua onde residiu durante a maior parte da vida, localizada no bairro de Cascadura, Zona Norte do Rio de Janeiro. Neste mesmo logradouro, teve parte na inauguração do Hospital de Nossa Senhora Das Dôres, em 1883, instituição precursora no tratamento de tuberculosos no país, onde exerceu as funções de Diretor, Administrador Interino e Clínico.

Na política, exerceu ainda as funções de Intendente Municipal e Diretor Geral da Instrução Pública, cargo último que ocupou entre 1895 e 1897, na gestão de Francisco Furquim Werneck de Almeida. Foi nomeado também Presidente do Conselho Superior de Instrucção Pública em 1910.

Ao longo de sua vida, sensibilizado com as pautas dos mais necessitados, integrou várias associações de caridade, dentre as quais a Irmandade da Santa Cruz dos Militares, cuja direção chegou a ocupar.

Faleceu em 22/01/1930, no Sanatório de Botafogo, de onde partiu o cortejo fúnebre rumo ao cemitério São João Baptista, local de seu sepultamento. Foi casado, em segundas núpcias, com Cândida de Carvalho Gomes, com quem teve 6 filhos. Foi ainda padrinho de batismo do General Luiz Carlos Prestes, reconhecida personalidade histórica.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave