GODOY, Oscar
Diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública

Médico de formação desde 1888, Oscar Godoy nasceu em 01/12/1866 e teve seu início de carreira profissional no Hospital da Marinha, onde alçou reconhecido mérito de Cirurgião da Armada Nacional e Primeiro Tenente.

Envolvido amiúde nas questões políticas de seu tempo, posicionou-se ao lado dos que contrariavam os regimes monárquico e escravista, tendo seu ativismo reconhecido no convite do próprio Floriano Peixoto para ocupar o cargo de prefeito da Capital Federal, o qual optou por recusar argumentando sua pouca idade e experiência.

No entanto, algum tempo mais tarde, em 1892, elegeu-se intendente municipal, exercendo, respectivamente, as funções de primeiro secretário e vice-presidente do Conselho. No ano seguinte, haja vista seu desempenho na coisa pública, iniciou mandato como  Deputado Federal, cadeira na qual permaneceria por até 12 anos consecutivos.

Dentre outras ocupações administrativas, veio a desempenhar as funções de comissário de Higiene, diretor do Pronto Socorro e inspetor técnico da Assistência Pública, bem como o de Diretor Geral Interino da Assistência Municipal, esta última em 1924. Após abandonar os assuntos de ordem política, continuou a clinicar normalmente enquanto pode.

Faleceu em 25/03/1936 na Casa de Saúde São José, onde já encontrava-se internado em virtude de sua saúde debilitada. Seguiu para sepultamento no Cemitério São João Batista.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave