GLAZIOU, Auguste François Marie
Inspetor de Matas, Jardins Públicos, Arborização e Caça

Auguste François Marie Glaziou* nasceu na comuna francesa de Lannion em 30/08/1833. Formou-se em Engenharia Civil pela École Polytechnique D’Angers e, em seguida, fez cursos de botânica e horticultura no Museu de História Natural de Paris. Em seus primeiros anos como paisagista, participou da reforma do Jardim Público de Bourdeaux.

A convite do Imperador D. Pedro II, veio ao Brasil, em 1858, para ocupar o cargo de Diretor Geral de Matas e Jardins. Em 1862, junto a Francisco José Fialho, reformou o Passeio Público. Outra obra de grande importância desenvolvida neste período foi o paisagismo da Quinta da Boa Vista.

Em 26/01/1869, foi nomeado Diretor de Parques e Jardins da Casa Imperial, vindo a ser condecorado com o título da Ordem da Rosa pelos serviços prestados. Apresentou à Câmara Municipal, em 03/06/1871, um projeto de reforma e arborização do Campo de Santana. A inauguração ocorreu em setembro de 1880, momento em que recebe a condecoração de Comendador da Ordem de Cristo pelo Ministro Barão Homem de Mello.

Além de obras paisagísticas, organizou excursões científicas nas quais coletou e classificou cerca de 12 mil novos exemplares botânicos, além de introduzir plantas nacionais nos logradouros da cidade do Rio de Janeiro.

Em 1889, durante a Exposição Universal de Paris, Glaziou foi o responsável pela seleção das flores e plantas ornamentais do Pavilhão do Brasil. Entre dezembro de 1893 e junho de 1894 atuou como Inspetor de Matas, Jardins Públicos, Arborização e Caça do Distrito Federal.

Aposentou-se em 07/05/1897, retornando a seu país de origem. Faleceu aos 73 anos de idade, na cidade de Bourdeux, em março de 1906.

 

José Ygor

(*) Também localizado nos registros como Augusto Maria Francisco Glaziou.

Fontes

Palavras-chave