GABAGLIA, Fernando Antônio Raja
Secretário Geral de Educação e Cultura

Fernando Antônio Raja Gabaglia nasceu em 1897, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Anna Luiza Raja Gabaglia e de Eugênio de Barros Raja Gabaglia, um renomado professor da Escola Politécnica e do Colégio Pedro II. Casou-se com Alayde Rodriguez Fortes e formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito.

Em 1917, fez concurso para professor de geografia do Colégio Pedro II, sendo aprovado em primeiro lugar. Logo ganhou relevância no Colégio, representando a instituição no Conselho Superior de Ensino entre 1923 e 1925. Além disso, ingressou no Instituto de Educação, onde atuou como professor de geografia durante muitos anos. Membro efetivo da Comissão de Legislação Estadual do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, foi designado pelo Ministro da Justiça para representar o país no primeiro congresso pan-americano de ensino secundário.

Mesmo depois de ser aprovado em novo concurso público, dessa vez para a cátedra de Direito Público Internacional da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, manteve seu vínculo com o Colégio Pedro II, assumindo sua diretoria em 1933. No ano seguinte, integrou a Academia de Ciências e Educação e o Conselho Nacional de Educação.

Na década de 1940, participou de inúmeras comissões organizadoras de congressos de geografia pelo Brasil, além de se tornar presidente da Congregação do Colégio Pedro II. Deixou a diretoria deste colégio em 1945, depois de mais de dez anos no cargo. Entre novembro deste mesmo ano e dezembro do ano seguinte, ocupou o posto de Secretário Geral de Educação e Cultura.

Faleceu aos 59 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave