Imagem

FURTADO, Júlio Gonçalves
Inspetor de Matas, Jardins, Arborização e Caça / Inspetor de Matas Terrestres e Marítimas, Caça e Pesca / Inspetor de Matas Marítimas e Terrestres, Caça e Pesca / Inspetor de Matas, Jardins, Caça e Pesca / Inspetor de Arborização, Caça e Pesca / Diretor Geral de Arborização e Jardins)

Júlio Gonçalves de Azurem Furtado nasceu em 02/07/1851, na província da Bahia. Formou-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina da Bahia. Em seguida mudou-se para Santos, onde atuou como médico até 1889. Na cidade paulista fundou a Beneficencia Portugueza, recebendo como reconhecimento pelos serviços prestados pela instituição, a condecoração da Ordem de Cristo pelo governo de Portugal.

Com a proclamação da República, transferiu-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Foi nomeado, a convite de Marechal Deodoro da Fonseca, para o cargo público de Inspetor Escolar em 14/11/1890. Em 06/12/1895 assumiu de forma vitalícia a Inspetoria de Matas, Jardins, Arborização e Caça, permanecendo por longos anos na função até ser aposentado em 17/09/1931, momento em que o órgão chamava-se Diretoria Geral de Arborização e Jardins. Foi responsável por dar continuidade ao trabalho de Auguste Glaziou, destacando-se pelo plano de arborização da praia de Botafogo. Também foi responsável pelos jardins das praças Malvino Reis e Floriano, ambas em Copacabana.

Atuou como auxiliar das obras da reforma urbana ocorrida na gestão Pereira Passos (1902-1906) e, durante o ano de 1899, foi presidente do Clube de Regatas do Flamengo.

Faleceu em 24/03/1934 em sua residência na Praia do Flamengo. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Botafogo.

 

Amanda Vilela

José Ygor

Fontes

Palavras-chave