FRANCO, Pedro Affonso
Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública (interino)

Pedro Affonso Franco, o Barão de Pedro Affonso, nasceu em 21/02/1845 na cidade fluminense de Paraíba do Sul, RJ. Recebeu a honraria de Barão pelo imperador D. Pedro II às vésperas da instauração da república brasileira, em agosto de 1889.

Diplomou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, seguindo para a Europa onde concluiu especialização pela Universidade de Paris. Além de clinicar, atuou no magistério, tendo assumido a cátedra de patologia cirúrgica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Logo em seguida, envolveu-se com as questões sanitárias do município, fundando, em 1894, o Instituto Vacínico Municipal, cujo principal escopo era oferecer um serviço eficaz de combate à epidemia de varíola que espraiava-se pela capital federal. Após inúmeras tentativas empreendidas, ainda enquanto Diretor do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, em 1887 dr. Pedro Affonso logrou êxito na reprodução da vacina animal para o tratamento de varíola. O barão de Pedro Affonso foi também responsável pela direção do Instituto Soroterápico Federal, instituição embrionária da Fundação Oswaldo Cruz, desde a sua fundação, em 1900, até março de 1903, quando demitiu-se após dissidências técnicas e administrativas com o então Diretor – Técnico Oswaldo Cruz.

Importante figura carioca na área de saúde, teve exercício na municipalidade por duas vezes: na Direção de Saúde Pública, em 1887, ao lado do também médico sanitarista Visconde de Ibituruna; e como Diretor Geral Interino de Higiene e Assistência Pública, de 1901 a 1902.

Faleceu em 05/11/1920, no Rio de Janeiro, sendo enterrado no cemitério São João Batista. Deixou viúva Margarida de Toledo Marques.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave