Imagem

FRAGOSO, Augusto Tasso
Intendente de Obras / Viação Geral

Nascido em 28/08/1869, na cidade de São Luís (MA), Augusto Tasso Fragoso era filho de Joaquim Coelho Fragoso, comerciante português e cônsul no Maranhão, e de Maria Custódia Fragoso. Fez seus primeiros estudos nos colégios do Pires e São Paulo e no Liceu Maranhense, concluindo o ginasial aos 16 anos. Mudou-se para o Rio de Janeiro com o intuito de seguir carreira militar. Assentou praça em 21/03/1885, graças a uma alteração na sua data de nascimento para o ano de 1867, que permitiu ingressar mais cedo na carreira militar. Iniciou seus estudos na Escola Militar da Praia Vermelha, onde se aproximou do pensamento positivista e do movimento pela abolição da escravidão. Em seguida, cursou engenharia na Escola Superior de Guerra. Incorporado ao 2º Regimento de Artilharia, participou da intervenção militar que instaurou a república como forma de governo no país em 1889.

Após recusar a proposta de Floriano Peixoto para ser Prefeito do Distrito Federal, Augusto Tasso Fragoso assumiu o cargo de Intendente de Obras e de Viação Geral em 10/12/1891. Exerceu intensa atividade administrativa à frente do cargo de Intendente, principalmente em relação à construção civil e ao abastecimento de gêneros alimentícios. Assinou posturas que dispunham sobre melhorias nos aparelhos de esgoto domiciliares, sobre a proibição de escavações das ruas por questão de salubridade no período entre 1º de dezembro e 31 de março e sobre a livre concorrência da matança do gado no Matadouro de Santa Cruz. Uma das posturas de maior repercussão foi a publicada em 02/04/1892, que proibiu a construção de novos cortiços no perímetro entre as praças D. Pedro II (atual Praça XV) e a Praça 11 de Junho (Praça Onze), além de toda área referente à freguesia de Santo Antônio (Entre as ruas Riachuelo e Livramento). Em abril de 1892, exonerou-se do cargo de Intendente.

No ano seguinte, participou da repressão à Revolta da Armada, sendo ferido em batalha. Após a Revolta, foi promovido a capitão por bravura. Em 1914, foi nomeado pelo presidente Venceslau Brás para o cargo de Chefe da Casa Militar, implementando o serviço militar obrigatório. Em 1922, foi designado Chefe do Estado-Maior do Exército. Às vésperas da Revolução de 1930, na condição de oficial da ativa mais antigo, Tasso Fragoso aceitou a proposta de assumir o comando da operação militar que depôs o Presidente Washington Luís. Formou com Mena Barreto e Isaías de Noronha, a Junta Militar Provisória que governou o país até a chegada de Getúlio Vargas à capital. Em 1933 foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Militar, sendo aposentado compulsoriamente pela idade em 1938.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 20/09/1945, sendo enterrado no cemitério São João Batista.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave