Imagem

FERREIRA, João da Costa
Diretor Geral de Obras

João da Costa Ferreira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 18/09/1870. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, na turma de 1896. Ainda estudante, ingressou na Comissão da Carta Cadastral, repartição pública municipal dirigida pelo engenheiro Manuel Pereira Reis.

Dirigiu a Sociedade Beneficente Sidônio Paes até novembro de 1920, quando há um conflito interno na associação e cria-se o Centro Humanitário Sidônio Paes. Nessa nova sociedade, fundada em 05/12/1920, João da Costa Ferreira integrou o conselho administrativo. Em setembro de 1921, foi-lhe conferido o título de sócio benfeitor da União dos Operários Municipais.

Por longos anos exerceu o cargo de Subdiretor da Diretoria Geral de Obras e Viação. Na gestão Amaro Cavalcanti (1917-1918), prestou serviços na abertura de estradas de rodagem no subúrbio carioca. No cargo, redigiu um completo relatório sobre a instalação de um Matadouro Modelo no Rio de Janeiro e diretrizes para uma nova organização do transporte e destino a dar ao lixo. Por conta de uma enfermidade que acometeu Octávio Moreira Penna, então diretor Geral de Obras, João da Costa Ferreira foi nomeado para assumir interinamente o cargo em 24/04/1920.

Em janeiro de 1931, durante o governo do interventor Adolpho Bergamini (1930-1931), compôs a comissão responsável pela montagem de um plano de reorganização da Diretoria Geral de Obras e Viação. No mesmo ano, Costa Ferreira publicou A Cidade do Rio de Janeiro e seu termo – Ensaio Urbanológico, resultado da análise de códices salvaguardados pelo Arquivo do Distrito Federal, atual AGCRJ. A obra lhe rendeu o título de sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil, aposentou-se em 20/05/1932. Em março de 1934, João da Costa Ferreira foi nomeado membro da comissão presidida por Delso Mendes da Fonseca, responsável por estudar as propostas apresentadas em concorrência pública para a construção e exploração do metrô do Rio de Janeiro.

Durante o governo do Interventor Henrique Dodsworth (1937-1939), João da Costa também presidiu comissão responsável por rever as denominações dos logradouros públicos da cidade. Dentre os participantes da comissão estavam os engenheiros Luiz Edmundo, José Eduardo de Macedo Soares e Armando Marques Madeira.*

Faleceu em 24/10/1948 em sua residência, no bairro de Botafogo. Foi sepultado no dia seguinte no cemitério São João Batista. Foi casado com D. Corina Rosa da Silva.

(*) Atualmente, o Arquivo da Cidade coordena a Comissão Carioca de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos (CCNLEP).

José Ygor

Fontes

Palavras-chave