FARIA, Hélio Caire Castro
Secretário do prefeito do Distrito Federal

Nascido em 08/12 (sem informação sobre o ano), filho de Zaira Caire Castro Faria e irmão de Hugo Caire Castro Faria, Hélio Caire Castro Faria casou-se com Maria da Glória Velho de Castro Faria, mãe de suas filhas.

Cursou as primeiras letras no externato do Colégio Pedro II, prosseguindo os estudos na Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro e no curso de física da Universidade do Distrito Federal (UDF), formando-se engenheiro.

Em 1934, adentra os quadros da prefeitura da capital carioca ao ser alocado na Diretoria Geral de Engenharia, ficando à disposição da Diretoria de Limpeza Pública e Particular, em 1936. Em 1938, torna-se chefe de gabinete do Secretário Geral de Viação, Trabalho e Obras Edison Junqueira Passos. Em outubro de 1938, é designado provisoriamente chefe de seção da Subdiretoria de Renda Imobiliária da Secretaria Geral de Finanças, sendo efetivado em 1943. No ano seguinte, é transferido e nomeado Chefe de Serviço do Departamento de Limpeza Urbana. Exonerado a pedido em 1946, em 1948 torna-se Diretor da Carteira de Inversões do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), então presidido por Alim Pedro. Quando este passa a chefiar a pasta da Secretaria de Viação e Obras em 1951, Caire Faria é escolhido para comandar seu gabinete. O mesmo se repete em 1954. Alim Pedro passa a ocupar o posto máximo da prefeitura do Rio de Janeiro e nomeia o biografado para o cargo de Secretário do Prefeito. Caire Faria participou ainda da transição entre governos após a deposição de Alim Pedro, em 1955. Volta, então, a se dedicar a serviços administrativos na municipalidade no interior da Secretaria de Finanças. Em 1960, compõe as comissões de Registro de Empreiteiro e de Concorrência.  Em 1966, é nomeado Assessor Técnico desta mesma secretaria.

No ano seguinte, passou a integrar a Comissão Permanente de Legislação Fiscal da Guanabara e compôs os quadros profissionais da VARIG, tornando-se representante do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias. Foi nomeado pelo prefeito Negrão de Lima, em 1970, para compor o Grupo de Assessoramento Fiscal e Técnico-Administrativo para a Expansão Econômica da Guanabara. Em 1971, dividiu suas atividades entre empresas particulares e a participação no grupo de trabalho que objetivava reformular a estrutura orgânica da Secretaria de Finanças.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave