BARROS, Eduardo de
Intendente de Higiene (interino)

Eduardo Henrique de Barros nasceu em 13/10/1860, no Rio de Janeiro. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em dezembro 1883, tendo a sua tese aprovada plenamente. Especialista em vias urinárias e operações cirúrgicas, atendia os seus pacientes na Clinica Medico-cirúrgica, localizada na Rua da Assembleia, nº 78 . Também atuava no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, no Centro do Rio de Janeiro, e no Hospital da Beneficência Portuguesa, na Rua Santo Amaro, no bairro da Glória.

Tratou diversos pacientes acometidos pela Febre Amarela . Em 1890, compôs Comissão de Saneamento que foi à cidade de Campinas para prestar socorro à população, que sofria com um surto da doença.

Em abril de 1890, foi designado médico do Matadouro de Santa Cruz. De agosto a dezembro do mesmo ano, atuou como interino da Intendência de Higiene do Distrito Federal, sendo substituto do sr. João Alfredo Piragibe.

Médico da municipalidade, em 1891 abdicou do seu cargo para atuar como docente da Faculdade de Medicina, recebendo por unanimidade, um voto de louvor dos seus ex-colegas durante sessão do Conselho de Intendência, proposta essa encaminhada pelo Sr. João Alfredo Piragibe, titular da Intendência de Higiene neste momento. Na instituição, era titular da cadeira de Operações e Aparelhos.

Faleceu no dia 05/05/1899, no Rio de Janeiro, sendo enterrado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Deixou a esposa, Esther Martins de Barros, e filhos.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave