DUQUE ESTRADA MEYER, Frederico Meireles
Diretor de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística (interino)

Frederico Meireles Duque Estrada Meyer nasceu no interior de um dos mais tradicionais ramos familiares cariocas. Suas origens parentais remontam tanto aos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, quanto aos proprietários das terras hoje correspondentes ao bairro do Méier, doados à municipalidade quando da construção da Estrada de Ferro Central do Brasil sob a condição de ser mantido o nome original da propriedade.

O engenheiro de formação iniciou sua carreira na administração pública em 1881, quando foi nomeado pela Câmara Municipal para o cargo de amanuense da Secretaria de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística, ascendendo quatro anos depois ao posto de 2º Oficial. Partidário de Marechal Floriano Peixoto, manteve-se no funcionalismo público após a Proclamação da República, tornando-se 1º Oficial em 1892, e chefe de Seção em 1893. Em posse desse cargo, foi indicado para exercer interinamente o cargo de diretor de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística em janeiro de 1908, após o afastamento por motivos de saúde do titular Aureliano Gonçalves de Souza Portugal.

Foi também membro do Ginásio Dramático de Botafogo, do Clube de Engenharia e da diretoria do Turf Club.

Teve passagens pela poesia, publicando alguns de seus poemas em jornais e revistas especializadas e na brochura ‘’Horas Vagas’’.

Tendo o pedido de aposentadoria aceito em setembro de 1909, passou seus últimos dias nas propriedades familiares herdadas no Méier, onde veio a falecer em sua residência em 02/02/1927, com sepultamento no Cemitério São João Batista.

Caio Mathias