Imagem

COSTA, Domingos de Almeida Martins da
Intendente de Higiene

Domingos de Almeida Martins da Costa nasceu no dia 15/07/1848, em vila do Brejo dos Anapurus, Maranhão. Fez seus estudos em Humanidades no colégio Nossa Senhora das Mercês, em São Luís. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1870, onde cursou Medicina na Faculdade do Rio de Janeiro, formando-se em 1876. Sua tese foi aprovada com nota de distinção, sendo escolhido para defendê-la na presença do imperador D. Pedro de Alcântara.

Começou a clinicar em 1876, ano de sua formação, durante uma epidemia de febre amarela. Por seus serviços, foi agraciado com a condecoração de Cavaleiro da Ordem da Rosa. No mesmo ano, tomou posse na Academia Imperial de Medicina.

Nomeado ajudante de Inspetoria de Saúde do Porto, viajou a estudo pela Europa. Colaborou ativamente para a fundação da Policlínica Geral do Rio de Janeiro no ano de 1881. Foi um dos fundadores da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais em 1882 e, no ano seguinte, foi aprovado em concurso para a cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em 12/12/1889, foi nomeado membro da primeira Intendência da Capital do governo provisório, assumindo a pasta de Higiene. Permaneceu no cargo até 24/02/1890.

Fundou, em 1877, a revista quinzenal Progresso Médico. Entre 1889 e 1890 atuou como vice-presidente da Academia Imperial de Medicina. Foi lente da 2º cadeira de Clínica Médica, membro titular da Academia de Medicina, sócio correspondente da Sociedade de Higiene de Paris, da Sociedade Médica de Buenos Aires e da Sociedade Médica de Santiago e médico efetivo do Hospital da Misericórdia.

Faleceu no dia 02/04/1891, em Petrópolis. Seu corpo foi transladado para a então Capital Federal, sendo enterrado no cemitério São João Baptista.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave