DIAS DA CRUZ, Oscar Rodrigues
Chefe da Seção de Arquivo

Nascido em 1872, Oscar Rodrigues Dias da Cruz era filho do despachante municipal Antônio Rodrigues Cruz e de D. Josephina Leopoldina da Cruz.

Tenente da Guarda Nacional, em 1893, com a posse do Prefeito Henrique Valadares (1893-1895), ingressou na administração pública municipal no cargo de Segundo Oficial da Diretoria de Estatística e Arquivo. No ano seguinte, foi nomeado Amanuense Interino da Secretaria da Prefeitura Municipal, até transferir-se para a Diretoria de Estatística e Arquivo.

Em 17/03/1926, Dias da Cruz assumiu interinamente o cargo de Diretor Geral do Arquivo do Distrito Federal. Por ato do Interventor Pedro Ernesto (1931-1934), datado de 11/07/1934, foi efetivado no cargo de Chefe da Seção de Arquivo da Diretoria do Patrimônio, Estatística e Arquivo. Em 1937, teve seu pedido de aposentadoria concedido.

Foi também Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente dos Funcionários Públicos, função que desempenhou até a sua morte, em 26/03/1954, no Rio de Janeiro. Deixou a esposa, D. Cecília D’Albuquerque Cruz, com quem foi casado por mais de 50 anos.