DEL CASTILLO, Manoel Maria
Superintendente do Serviço de Limpeza Pública e Particular

Nasceu em 1856 em Villa Encarnación, Paraguai. Em 1870, terminada a Guerra da Tríplice Aliança, sua família imigrou para o Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos com o marechal Teixeira Júnior, que era casado com uma de suas tias.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde terminou os preparatórios e ingressou no curso de engenharia civil na Escola Politécnica. Foi nesta instituição que começou uma relação de amizade com Paulo de Frontin, que viria a ser prefeito do distrito federal entre janeiro e julho de 1919.

Após formar-se, transferiu-se para o Piauí para atuar na comissão encarregada da desobstrução do rio Paraíba. Trabalhou na Empresa Melhoramentos do Brasil, sendo um dos engenheiros responsáveis pela construção da Estrada de Ferro que levou o mesmo nome da empresa. A estrada tornou-se linha auxiliar da Central do Brasil, e em sua homenagem foi dado o nome de Del Castilho a uma das estações e ao bairro onde está localizada. Foi designado para o cargo de subdiretor da Central do Brasil quando esta era presidida por Paulo de Frontin.

Em 14/01/1901, foi nomeado para o cargo de Superintendente do Serviço de Limpeza Pública e Particular do Distrito Federal, permanecendo por quase uma década no cargo (1901-1910). Após a sua saída, retornou à  Central do Brasil com o Dr. Paulo de Frontin.

Foi um dos sócios fundadores do Derby Club, precursor do Jockey Club Brasileiro e por muitos anos atuou como Cônsul Geral do Paraguai.

Faleceu no dia 28/11/1911, aos 56 anos, no Rio de Janeiro. Deixou a esposa, Adelina Caparica Del Castilho, e o filho Armando.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave