DE ANDRADE, Lauro Antunes Paes
Secretário Geral de Viação e Obras Públicas

Nascido em 03 de setembro de 1899 no Rio de Janeiro, Lauro Antunes Paes de Andrade é filho do General e ex chefe do Estado Maior do Exército Arnaldo de Souza Paes de Andrade e de Maria da Glória Antunes de Andrade. Casou-se com Heloísa Ortigão de Andrade, matrimônio de onde originou-se seus filhos.

Após cursar as primeiras letras no Colégio Militar, forma-se em 1934 engenheiro eletricista pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O mesmo ano de sua formatura marca sua entrada no serviço municipal da capital carioca no cargo de Ajudante Técnico de obras e instalações da Diretoria Geral de Assistência Municipal, sendo quatro anos depois promovido a Engenheiro Assistente, facultando-lhe a responder interinamente pela repartição.

Foi nomeado interventor de Teresópolis em 1941, permanecendo no cargo até 1945. Sua gestão ficou marcada pelas obras de infraestrutura e de abastecimento elétrico, além de sediar o Campeonato Brasileiro de Xadrez e diferentes congressos com lavradores e pequenos produtores agrícolas da região. Foi também responsável por mobilizar a cidade serrana durante a Segunda Guerra Mundial, organizando eventos e passeatas contra os países do Eixo e coordenando a campanha de arrecadação de fundos entre os moradores para a construção do avião Terezópolis, doado às Forças Armadas brasileiras.

De volta a Capital Federal, volta a se dedicar à municipalidade. Em 1948, é transferido para a superintendência do financiamento urbanístico da Secretaria Geral de Finanças, e em 1950 para a direção do Departamento de Obras da Secretário Geral de Viação e Obras, onde trabalhou na comissão responsável por elaborar um projeto para a instalação de uma rede metroviária no Rio de Janeiro. Era o Superintendente responsável pelo desmonte e aterramento do Morro de Santo Antônio quando foi nomeado, em 1954, Secretário Geral de Viação e Obras Públicas, posto que ocupou durante cerca de um mês. Foi ainda, em 1956, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem da Municipalidade (DER). Sediou em sua casa famosas rodas de samba e reuniões, o que levou o jornalista Everaldo de Barros a apelidar a residência de “Catedral do Samba’’.

Aposentou-se da prefeitura em 1974, dedicando-se em diante a vida privada.

Caio Mathias