Imagem

DA CUNHA, Haroldo Lisboa
Secretário Geral de Educação e Cultura

Fruto da união entre Oscar Lisboa da Cunha e Sylvia Souza da Cunha, Haroldo Lisboa da Cunha nasceu em 08 de março de 1909 no Rio de Janeiro. Em 1934, uniu-se em matrimônio a Maria de Lourdes Teixeira de Mello Rodrigues, mãe de seus filhos.

Escolarizou-se no Colégio Brasil e no Colégio Pedro II, adentrando em 1926 no curso de engenharia civil da Escola Politécnica.

Foi no campo da docência que Lisboa da Cunha se firmou. Sua trajetória como professor de matemática se iniciou na própria Escola Politécnica enquanto assistente, passando a lecionar depois no ensino público municipal, no Instituto de Educação (que veio a dirigir), no Instituto Lafayette, e na Faculdade Nacional de Filosofia. Em 1934, tornou-se lente do Colégio Pedro II, alçando depois o título de catedrático.

O destaque nas salas de aula levou a sua nomeação à Comissão Nacional do Livro Didático e ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura. Sua carreira tem uma inflexão em 1947, quando é nomeado Diretor do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, cargo que ocupa até 1950. Volta a trabalhar na administração pública em 1954-55, desta vez como Secretário Geral de Educação e Cultura. Dentre suas iniciativas à frente do posto, destacam-se o enfrentamento da problemática da falta de vagas no ensino público carioca e a organização do Congresso Eucarístico Internacional de 1955.

Professor da Universidade do Estado da Guanabara (UEG, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ), em 1960 torna-se reitor da universidade. No posto até 1967, durante sua gestão foi adquirido o terreno e iniciada as obras do Campus do Maracanã, desalojando para tal a Favela do Esqueleto. Integrou também membro da Comissão Estadual de Educação.

Em 1969, cursou a Escola Superior de Guerra (ESG), passando na sequência a integrar o quadro docente da instituição, assim como a fazer parte da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Em 1971, compôs a diretoria da Associação Brasileira de Educação. Foi também autor de diversos livros didáticos e paradidáticos na área da matemática.

Em homenagem, o primeiro pavilhão da UERJ, popularmente conhecido como Haroldinho, recebe o seu nome. A mesma deferência foi concedida à seção de matemática da biblioteca da unidade do Centro do Rio do Colégio Pedro II.

Faleceu em 06 de abril de 1991. Velado na Capela da UERJ, seus restos mortais hoje se encontram no Cemitério São João Baptista.

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave