Imagem

COTRIM, Joaquim José Torres
Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública

Nascido em 1850, Joaquim José Torres Cotrim foi Médico e cirurgião paulista. Reconhecido como importante higienista brasileiro, prestou relevantes serviços à saúde pública, inicialmente como Médico-diretor do Lazareto da Ilha Grande, RJ. Era casado com Julia Torres de Carvalho Cotrim, cunhado do Dr. Nuno de Andrade e tio do Dr. Fernando de Magalhães.

Ingressou na carreira de sanitarista como ajudante da Inspetoria Geral de Higiene, em 1890, consagrando-se no Estado de São Paulo à frente da Repartição Sanitária. Pouco tempo depois, haja vista seu exemplar desempenho na comissão supracitada, substituiu Souza Lima no cargo de Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública do Distrito Federal, em 1894, organizando e chefiando o serviço de desinfecção de cargas, o que marcou a consolidação da fase científica da desinfecção pública. Sua primeira iniciativa foi conclamar os médicos do Distrito Federal a notificarem qualquer doença transmissível consignada no regulamento municipal de 28/06/1893. Uma de suas contribuições foi a criação da Inspetoria de Isolamento e Desinfecção da Assistência Pública Municipal do Rio de Janeiro, durante o governo do Prefeito Pereira Passos (1903-1906). Entre idas e vindas, exerceu a função de diretor até 1911, quando se aposentou.

Publicou, dentre outros artigos, “Instruções para o Serviço de Comissário Inspetor Sanitário do Trem” (1895) e  “Instruções aos comissário de higiene para a execução das medidas de casos de cólera, colerina ou diarréia coleriforme” (1894).

Faleceu em 08/11/1918, aos 68 anos, na cidade de Bologna – Itália, onde residia desde sua aposentadoria.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave