COSTALLAT, Augusto de Macedo
Diretor Geral de Assistência Pública

Augusto de Macedo Costallat nasceu na cidade de Bage, Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Costallat e Maria José de Macedo Costallat.

Após cursar o preparatório e ser aprovado em Humanidades, ingressou na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre. Em 1901 conseguiu transferência para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde graduou-se no ano seguinte.

Iniciou sua vida pública na Diretoria de Assistência Pública Municipal do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversos cargos, como o de redator do Boletim do Serviço Médico-Cirúrgico de Urgência, Inspetor Técnico e Subdiretor. Em 01/08/1910 foi nomeado interinamente para assumir o posto de Comissário de Higiene e Assistência Pública do Rio de Janeiro durante licença do titular, Dr. Manuel Francisco Monteiro Autran. Em 1912, Costallat assumiu como comissário efetivo. No cargo foi designado para realizar um estudo sobre a assistência pública nos países que visitou na Europa, principalmente em relação aos serviços médico-cirúrgicos e atendimento de urgência. Foi também membro do Conselho Diretor de Assistência Médico-Cirúrgica dos Empregados Municipais, responsável pela chefia do Posto de Assistência do Méier (1920), do Posto Central de Assistência (1925), tendo nessas duas últimas instituições formado parte do quadro clínico desde suas fundações.

Foi nomeado Diretor Geral de Assistência Pública do Distrito Federal em 03/02/1930, tendo permanecido no cargo até finais de outubro do mesmo ano. Com a nomeação de José Furtado Belleza para dirigir a Secretaria Geral de Assistência Social em 26/09/1931, Augusto Costallat foi escolhido pelo Secretário como um de seus auxiliares, responsável pela Inspetoria Técnica do Hospital de Pronto Socorro. Sua reintegração ao posto na Assistência Pública foi saudada pelos jornalistas da época pela iniciativa de reabrir a sala de imprensa do Posto Central, fechada durante a gestão de Alfredo Muniz Peixoto. Em 1936, assume a direção de Higiene e Assistência Médico Hospitalar da Secretaria Geral da Saúde e Assistência, comandada neste momento por Irineu Malagueta (1936-1937).

Faleceu em sua cidade natal, em 06/04/1946, deixando a esposa, Matilde Pontes Castallat, e dois filhos. Seu corpo foi trasladado para o Rio de Janeiro.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave