CONCEIÇÃO, Coronel Floriano Florambel de
Diretor Geral do Matadouro de Santa Cruz

Militar de carreira, Floriano Florambel da Conceição, nascido em um dia 21 de Maio, inicia-se como alferes do primeiro regimento de cavalaria ligeira na década de 1850, mesmo período em que assume o posto de tenente de armas do exército. Em 1862, é designado diretor do presídio de Santa Cruz, em Goiás. Atuante na guerra do Paraguai, tornou-se capitão do exército em 1872.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade onde morava quando foi nomeado Diretor Geral do Matadouro de Santa Cruz no dia 15 de agosto de 1893. Responsabilidade da Câmera Municipal, o matadouro era muito importante para o abastecimento de carne da cidade. Insalubre, seus dejetos e detritos adoeciam os operários e moradores das proximidades, causavam mal cheiro e prejudicavam o ambiente, o que motivou extensos debates na Câmara Municipal a partir dos anos 1850. Na década de 1870, ele foi transferido para a Fazenda de Santa Cruz, onde funcionou até ser desativado.

Floriano Florambel da Conceição, aposenta-se de suas funções no exercito em 1897, tendo atuado por 54 anos pela cavalaria ligeira do império brasileiro. Dado o golpe republicano em 1889, extinguindo o império brasileiro, ele posiciona-se como republicano. No dia 7 de agosto de 1909, aposenta-se do matadouro de santa cruz, tendo ficado 16 anos na direção da instituição. Faleceu no dia 26 de dezembro de 1912.

Pedro Vianna

Fontes

Palavras-chave