COELHO, Rogério
Secretaria Geral de Saúde e Assistência (interino)

Natural de São Luís, Maranhão, Rogério Coelho nasceu em 01/07/1877.

Realizou as primeiras etapas de seus estudos no Liceu da capital maranhense, transferindo-se para a Bahia para cursar o ensino superior em Medicina. Contudo, graduou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1902, com a tese de doutoramento “Processos Mecânicos de entero-síntese e seu cotejo com a enterografia”.    

Médico interno da Santa Casa de Misericórdia desde 1904, lá prestou serviços até os últimos dias de sua vida.

Em 1906 passou a figurar nos quadros de funcionários da Prefeitura do Distrito Federal, durante a gestão de Pereira Passos (1903-1906) quando, em parceria com outros nomes da medicina da época, fundou a Assistência Municipal. Assumiu por diversas vezes a Chefia do Gabinete da Secretaria Geral de Saúde e Assistência na administração de Clementino Fraga, Velho da Silva e Samuel Libânio, respectivamente. No ano de 1938, foi designado para responder pelo expediente da pasta no impedimento do então titular Clementino Fraga.   

Membro da Academia Fluminense de Letras e Cruzada Contra a Tuberculose, em 1904, Rogério Coelho destacou-se em participação na Comissão de Socorros aos Retirantes dos Estados do Nordeste, vitimados pela seca. Membro do Conselho Consultivo da Fundação Ataulpho de Paiva e Secretário do Conselho Administrativo da Fundação Gaffré Guinie e outras.

Em 1951, em comemoração ao seu jubileu na Santa Casa de Misericórdia, foi inaugurada uma placa em bronze em uma de suas salas, homenageando a trajetória do Doutor.  

Faleceu em 29/10/1953, aos 76 anos de idade, deixando viúva Georgina de Oliveira Coelho, com quem teve Arnaldo de Oliveira Coelho, Chefe do Laboratório do Hospital Geral Miguel Couto, e Maria Helena Coelho de Pontes Vieira, funcionária da Fazenda Nacional. Seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista.

 

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave