COELHO, Jerônimo Francisco
Diretor Geral de Obras e Viação (interino)

Filho de José Francisco Coelho e de D. Lucelia Thereza da França, Jeronimo Francisco Coelho nasceu em Niterói, no dia 27/07/1864.

Graduado em Engenharia Civil, na década de 1890 foi engenheiro-chefe do 1º Distrito e chefe da Seção da Diretoria de Obras da Prefeitura do Distrito Federal. Em 1905, na administração do Prefeito Pereira Passos (1902-1906), assume interinamente a Diretoria Geral de Obras e Viação, após Alfredo Américo de Souza Rangel recusar a indicação para o cargo.

Para elaborar e executar o Plano de Melhoramentos da Cidade, Pereira Passos formou uma equipe com destacados intelectuais da época, entre os quais estavam Coelho, os engenheiros Carlos Augusto Nascimento e Silva, Alfredo Lisboa, Paulo de Frontin, Francisco Bicalho, Francisco de Oliveira Passos e o médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Durante a gestão do Prefeito Souza Aguiar (1906-1909), foi responsável por diversas obras de infraestrutura e embelezamento da cidade, dentre elas a reforma do edifício da antiga Prefeitura do Distrito Federal, que se localizava na Praça da República. Neste período, é possível encontrar na imprensa carioca muitas solicitações de leitores por uma maior atuação da Diretoria de Obras nos subúrbios. Na coluna “Ecos Suburbanos”, do periódico A Imprensa, o nome de Jeronymo Coelho era presença constante.

Coelho permanece à frente da Diretoria até 1908, quando José Dias Cupertino Durão o substitui. Entre idas e vindas, por questões de saúde, Jerônimo Francisco Coelho fica ligado a ela até 1914, quando se aposenta.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 29/08/1942. Foi casado com Marie Louise Andréa Chirouze Coelho, deixando um filho: Edmundo André Chirouze Coelho.

 

Amanda Vilela.

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave