COELHO, Cândido de Paiva
Diretor do Laboratório Municipal de Análises

Médico de formação e, por muitos anos, clínico de renome, Cândido de Paiva Coelho foi casado com Elisa Borgman Borges de Paiva Coelho, com quem teve dois filhos, entre os quais destaca-se Gastão de Paiva Coelho, 2º tenente da Marinha.

Não obstante passasse a compor o escalão da administração pública, conservou latente o interesse pela educação, manifestando-a ora por meio de intervenção indireta como membro do Conselho Superior de Instrução, contemporâneo à gestão interina do Dr. Joaquim Borges Carneiro (1900); ora através do magistério. Em sua carreira, destaca-se sua participação no corpo docente da Escola Normal, uma das instituições educacionais de maior prestígio da capital, onde ministrava a disciplina de Física para o 3º ano (1905). Assumiu também cátedra de ensino no Instituto Commercial, paripassu à função de Diretor.  Em 1906, foi nomeado para ocupar a direção do Laboratório Municipal de Análises, da qual se ausentou no decorrer de um ano, quando já apresentava sinais de doença. Este período coincide com o que fora afastado de suas funções como Diretor do Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro pelo próprio general Souza Aguiar (1906-1909), então prefeito da capital federal, devido a inúmeras acusações de fraude no exercício do cargo, comprovadas posteriormente.

Faleceu subitamente aos 52 anos de idade, vítima de uma síncope cardíaca na madrugada de 29/06/1909. O cortejo fúnebre saiu de sua residência, à rua do Catete, seguindo para o cemitério São João Baptista.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave