CAVALCANTI, Severiano de Andrade
Diretor Geral de Fazenda Municipal

Natural do Estado do Rio de Janeiro, Severiano de Andrade Cavalcanti nasceu no dia 08/11/1880. Era filho de Francisco Emiliano Cavalcanti e Maria Rita de Andrade Cavalcanti.

Advogado, ingressou na carreira pública em 1898, através de concurso. No ano seguinte, foi nomeado 4º escriturário do Tesouro Federal. Atuou por anos no Ministério da Fazenda, onde exerceu as funções de 3º e 2º escriturário, chegando em 1918 ao cargo de subdiretor da Recebedoria do Distrito Federal.

Em 28/02/1920, foi nomeado Diretor Geral da Fazenda Municipal do Distrito Federal. Permaneceu por pouco tempo no cargo, sendo exonerado em 27/03/1920. Retorna à Recebedoria do Distrito Federal, exercendo os cargos de Ajudante de Comissão, Subdiretor e, em janeiro de 1922, é nomeado Diretor da repartição.

Afasta-se da Recebedoria em 04/12/1929 para substituir Eugênio Catta Preta no cargo de Diretor interino da Imprensa Nacional, durante os trabalhos da comissão responsável por inspecionar os serviços da Imprensa Nacional e do Diário Oficial. Dentre as tarefas desenvolvidas enquanto esteve à frente da comissão, fiscalizou rigorosamente o consumo de papel importado, estipulando a elaboração de um boletim de tiragem e venda diária na Tesouraria da Imprensa Nacional.

No final de julho de 1930, pediu demissão do cargo de Diretor da Imprensa Nacional e, no mês seguinte, retornou à Recebedoria do Distrito Federal, assumindo temporariamente a Direção. Em novembro, retorna ao posto de Subdiretor com a posse do novo Diretor da Recebedoria, José Vieira de Rezende e Silva.

Em outubro de 1931, o interventor Pedro Ernesto convoca-o para uma comissão formada por ex-prefeitos e ex-diretores da Fazenda responsável pela elaboração do futuro orçamento municipal. Aposentou-se em 1934, quando começou a atuar como correspondente político do jornal Correio da Manhã.

Suicidou-se no dia 22/03/1935, aos 55 anos. Foi enterrado no Cemitério São João Batista. Deixou a esposa, Olga de Oliveira Cavalcanti, e o filho mais velho, José Cavalcanti, funcionário do Tribunal de Contas.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave